Imagens do Inconsciente

Nise da Silveira, psiquiatra brasileira, foi uma combatente contra os violentos tratamentos da psiquiatria do seu tempo. Entre 1946 e 1974 dirigiu a secção de terapia ocupacional no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, percurso que representou uma profunda busca pela compreensão do processo psicótico.

Vendo-se numa realidade tão adversa, Nise procurou soluções muito além do campo da psiquiatria. Com os seus pacientes, contemplou várias dimensões de expressão humana como a arte, mitologia, religiões e literatura. As suas ideias revolucionárias, fruto de intensa pesquisa e reflexão, são ainda relevantes para os nossos tempos, sendo o livro Imagens do Inconsciente possivelmente o mais precioso testemunho que Nise escreveu.

Trailer do Filme Nise: O Coração da Loucura, lançado em 2015.

Nise destaca o encontro com a psicologia jungiana como o mais importante acontecimento nas suas buscas no campo da psique. Ao aplicar esta abordagem, Nise procurava captar o aspecto mítico que dava sentido ao processo psicótico. Em Imagens do Inconsciente descreve a abordagem jungiana como prática que “tem por meta ajudar o doente a entender os conteúdos arcaicos invasores do consciente, originários dos estratos mais profundos da psique, não como realidade concreta segundo lhe está acontecendo na situação psicótica, mas visa guiá-lo através da elaboração difícil e sofrida desse material na qualidade de linguagem simbólica.”

Foi Carl Jung o psiquiatra que deu início ao ramo da psicologia analítica, tendo sido sistematicamente citado por Nise ao longo do livro Imagens do Inconsciente. Assim, ao longo da leitura, tomei a liberdade de ir apontando as citações do psiquiatra suíço que mais apreciei. Deixo-vos então com 7 citações de Jung, cada qual oriunda de uma obra diferente, mas que têm em comum a temática do inconsciente:

"Nós vivemos entre dois mundos, ou seja, entre dois sistemas de percepção totalmente diferentes: percepção de coisas externas, por meio dos sentidos, e percepção de coisas internas, por meio das imagens do inconsciente."
JUNG, C.G., Psicologia em Transição
"O self é o princípio e arquétipo da orientação e do sentido: nisso reside sua função curativa."
JUNG, C.G., Memórias, Sonhos, Reflexões
"Se a mandala simboliza o self visto num corte transversal, a árvore representaria o self visto de perfil, configurado como um processo de crescimento."
JUNG, C.G., Aion: Estudos sobre o Simbolismo de Si-mesmo
Carl Jung / Imagem: jungnet.net

"Na loucura nada se descobre de novo e desconhecido: estamos olhando os fundamentos de nosso próprio ser, a matriz dos problemas nos quais nos achamos todos engajados."
JUNG, C.G., Psicogênese das Doenças Mentais
"o sonho torna-se para esses pacientes mais real que a realidade externa"
JUNG, C.G., Prática da Psicoterapia
"A psique doente é uma psique humana e, apesar das perturbações que possa sofrer, participa inconscientemente da vida psíquica total da humanidade."
JUNG, C.G., Freud e a Psicanálise
"O símbolo é o mecanismo psicológico que transforma energia."
JUNG, C.G., Estudos Alquímicos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close