
Francisco Ladeira é Arte-Terapeuta / Psicoterapeuta e Membro da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT).
Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), onde se licenciou em Design de Comunicação e viveu na Holanda, onde completou o 1º ano de Mestrado em Media Interactiva na Hanzehogeschool, Universidade de Ciências Aplicadas de Groningen.
Encontra-se a desenvolver uma intervenção de Arte-Terapia no Grupo de Acção Comunitária (GAC), uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como atividade principal a reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental.
Ao longo da sua carreira colaborou com diversas entidades, das quais se destacam a Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).

“Se as deixar ser, as pessoas são tão maravilhosas quanto o pôr-do-sol. Quando olho para um pôr-do-sol, não dou por mim a dizer ‘suavize um pouco o laranja no canto direito, e acrescente um pouco de roxo na base, e use um pouco mais de rosa na cor das núvens’. Eu não faço isso. Não tento controlar um pôr-do-sol. Eu assisto com admiração enquanto se revela.”
— Carl Rogers

Arte-Terapia com Irma Toquero
Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas (ACSMO), 2022
Desembaralho
Baralho de Cartas da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, 2021


O Homem e os seus Símbolos
Apresentação Criativa para o Festival da Criatividade da SPAT, 2023